quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

LEDs Parte III - Disposição

Bom, o problema agora a ser solucionado diz respeito ao calor gerado pelos LEDs de alta potência, aliado a isso tem a configuração da tampa do meu aquário. Muito apertada.

Isso tudo restringe a quantidade de ar circulante na câmara onde ficarão os LEDs. Vou precisar de um dissipador robusto.

Decidi usar um dissipador inteiriço na porção longitudinal do aqua, que tem ao todo 800mm mas com parte útil mesmo de 770mm, como pretendo fazer uma caixa e um sistema de ventilação forçado vou usar um dissipador de 700mm.

Em breve irei postar as fotos da Câmara disponível na tampa do áqua e do projeto de caixa para comportar os LEDs e o dissipador.

Minha surpresa foi a dificuldade de achar um dissipador com as características que preciso. Ele tem que ser extrudado, ou seja, já fabricado em peças grandes na forma desejada, ou seja não é usinado.
Muito difícil de achar.

Depois de muito procurar achei a Prata Dissipadores que tem um catálogo enorme! Fiz um orçamento pelo site, sem muitas esperanças e fui atendido pelo Frank! Muito Simpático, não tinha o que pedi mas sugeriu um similar que atendeu.

Irei comprar duas peças deste da figura de 700mm e uni-los talvez com parafusos. Avaliarei quando chegar!


Terei uma área de 146 x 700 que dá um ótimo layout para os meus 36 LEDs principais e 8 secundários.

A figura abaixo é da configuração dos LEDs, preciso decidir sobre as conexões mas depois posto ela completa.



Com esta disposição, já mostra em proporção real o tamanho dos LEDs em relação as duas barras do dissipador. Assim dispostos, entendo que posso atender a toda a demanda de Luz do aquário.

Mas há um outro problema a pensar. A perda de Luz para fora do aquário em virtude do ângulo de abrangência dos LEDs.... Mas isso fica para outro Post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário